sexta-feira, 28 de setembro de 2018

B&W às vezes basta


Por vezes as melhores coisas são as mais simples,
o ser simples é belo mas também não é fácil,
é uma daquelas coisas com que dificilmente se engana alguém.
Tal como esta folha é simples, e nem bem simétrica é,
tal como esta folha é, e nem de cor precisa
para ser simples e apenas parecer o que é.
Nikon D610 Sigma 105mm

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O poder....


O poder de uma imagem quando vai muito além do que é captado, maior é.
Neste caso esta freira parece levantar as mãos aos céus e pedir ou mostrar qualquer coisa, daquelas que as pessoas muito religiosas pedem e mostram, tipo demónios e perdões.
Mas é tudo uma mentira bem apanhada, ela estava simplesmente contente a bater palmas para umas colegas que estavam num jardim acima um pouco dela.
Nikon D610 Sigma 70-300mm

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Cara de anjo


Este pequeno passarinho é na verdade o rei lá do pedaço, antes de tirar a fotografia ele pôs em ordem ai uns 4 ou 5 semelhantes, que rondavam a área por uma qualquer migalha que tinha apanhado ali perto num daqueles restaurantes que servem milhares de turistas na ribeira de Gaia.
Quem vê caras não vê corações, ou neste caso o espirito guerreiro deste pequeno que aos nossos olhos parece igual aos outros mas na realidade é o rei lá do pedaço.
Nikon D610 sigma 70-300mm

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Caldeirada de peixe


Seguindo uma velha tradição lá de casa comecei eu também a fazer umas caldeiradas, esta de tamboril, lulas e miolo de amêijoa.
Claro está que a fotografia a tamanho feito não poderia escapar e aqui está ela esplendorosa. Já aqui tenho repetido que a fotografia de comida não é nada fácil vezes sem conta e que o empratamento é a peça fundamental, mas neste caso como se emprata uma caldeirada? para mim só o nome diz-me, um monte de coisas (ingredientes) ao monte, e assim foi mais uma aventura na terra da "Food photography".
Nikon D610 Sigma 105mm

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

A primeira



Esta é a Bianca, a Bianca é a primeira de uma série de novos membros de uma família, a Bianca é a primeira de uma nova geração, é a primeira a fazer da mãe do pai avó, é a primeira a fazer do pai do pai avô, é a primeira a fazer os patriarcas da família bisavós, só ao nascer fez logo uma remodelação de cargos e títulos que mais nenhum membro da mesma geração terá o poder de fazer.
A Bianca até para mim e a minha mania de tirar fotografias foi a primeira, a minha primeira modelo bebé, o gozo que me deu tirar as fotos foi grande e a vontade de repetir também, vamos ver se se proporciona.
Nikon D610 Sigma 105mm e Nikon 50mm.


sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Centro de Valência


Depois de há 13 anos ter estado aqui num daqueles dias de fim de férias que foi dos mais atribulados de sempre, este ano voltei com calma, não por muito tempo, só para conhecer e sentir a "vibe" da cidade e a surpresa foi quase instantânea.
Adoro, quero mais, e para já é a minha cidade favorita em Espanha, a arquitectura, a cidade das artes e das ciências, e o simples passear pelas ruas cheias de árvores, foi uma experiência única.
Que bom é quando pagamos e sentimos que absorvemos um pouco daquela cultura, e para isso nada melhor do que viver a cidade, ir comer onde os residentes comem e beber onde os residente bebem, ai fora das grandes cadeias de fast food conhecemos um bocadinho as pessoas que constroem e mantém uma cidade.
Valencia é a partir do dia em que de lá sai a minha cidade preferida em Espanha.
Nikon D610 Nikon 50mm

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ideia feliz



Num mundo onde tudo cada vez mais é descartável mesmo as pessoas e principalmente as mais velhas, este caso chamou-me a atenção, um objecto que dantes era quase indispensável em qualquer casa e qualquer dona de casa não passava sem, estava agora numa montra de uma loja, apesar de velha mostrava todo o seu esplendor. Quase que dava para ouvir o seu pedal a ranger compassadamente fazendo a agulha subir e descer encadeando o ponto e assim remendando os buracos que na roupa apareciam, ou até pessoas que faziam a vida sentadas em frente a uma preciosidade destas.
Este senhor resolveu dar-lhe companhia, nova e colorida como que lhe dando a única coisa que lhe faltava, ideia inteligente.
Nikon D610 Sigma 50mm

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Em Voo


Este verão não foi forte em fotografia macro, ou por causa do tempo, ou por causa dos eventos desportivos da Braga Cidade Europeia do desporto 2018, ou falta de oportunidade, e o meu spot preferido estava fraco este ano.
Mas estas meninas raramente me deixam sem uma boa foto e é por isso que gosto tanto delas.
Nikon D610 Sigma 105mm.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Valência, Opera


Lindo este edifício onde está sediada a opera de Valência no complexo da Cidade das Artes e das Ciências, dependendo do sitio em que se está tem-se uma completa e diferente percepção do edifício.
É uma coisa nova para mim fotografar arquitectura, gostei de tentar e para primeira vez acho que não correu mal como se pode ver no filme que fiz com algumas imagens que tirei em Valência.
https://www.youtube.com/watch?v=vlYaDXMfq6Q&feature=youtu.be

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Pica-pau-verde ou green woodpecker


Tinha-me ficado na memória desde a primeira vez que fui a Madrid, e no que respeita a fotografia quando me fica na memória e não desaparece é porque se tiver oportunidade vou fotografar ou pelo menos tentar. O resto já estão a adivinhar, não esqueci e voltei munido de tudo o que faria falta para o eternizar numa captura fotográfica ao terceiro ano, nunca o apanhei com luz, foi sempre na sombra como que brincando sem medo de ir atras de mim e piar piar piar, mas mesmo assim aqui está o meu primeiro Pica-Pau neste caso verde.
P.S. O que a vontade faz e concretiza com uma lente 50mm, estão a imaginar o espetáculo?

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Fim de linha


Há aqueles dias que só apetece deitar e dormir, não falar não ouvir, quase como não existir e esperar que o próximo dia venha e seja melhor, mas que demore e aquele período de sono dure como as pilhas Duracell por bastante tempo.
Esta imagem demonstra bem esse meu espirito de hoje, é o fim da linha.
Fim da linha de eléctrico claro, mas no fim podiam por um qualquer artefacto mais "próprio" para fazer disto um fim de linha com classe ou um fim de linha de uma cidade onde um pastel de bacalhau custa 4 euros e um fino 3 euros, mas não, foi um dois em um, um poste....pelo menos temos luz, mesmo que seja daquela que só não nos faz cair.
Como dizia alguém já mítico nesta cidade "estávamos á beira do abismo e demos um passo em frente" agora podia dizer....."estávamos á beira do fim da linha e demos com a cabeça no poste"
Nikon D610 Nikon 50mm

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Porto estação S. Bento


Não é todos os dias que se vê uma obra destas, bem sei que as há parecidas maiores e mais famosas pelo mundo, mas para nós e para cada vez mais estrangeiros que cá vem a estação de S. Bento no porto é um colosso para quem admira a arte quase como que renascida há alguns anos de contar historias em pequenos pedaços de cerâmica.
Este fim de semana fui dar um passeio no porto, e esta obra de arte não podia escapar no roteiro, mas há mais e talvez proximamente partilhe aqui mais algumas preciosidades.
Nikon D610 Nikon 50mm


sábado, 8 de setembro de 2018

Porto, Eléctrico para a Batalha


hoje fomos "convidados" pela nossa filha a ir fazer uma pequena visita ao Porto, para ver coisas fundamentais e básicas, tipo livraria Lelo etc. comer lá num determinado Mc Donalds e ir beber um cocktail ao Hard Rock Café. 
Ok este ultimo esteve na moda esta férias por isso como terceira cidade a ter Hard Rock Café não podíamos deixar de ir, e que agradável surpresa, empregados 5 estrelas, espaço muito bom e simpatia do espaço mais os artefactos das celebridades muito boas.
O que não esperava era ver a minha esposa, como a tenho apelidado neste espaço "A bela Cátia" a apanhar uma boleia não paga do eléctrico no Porto, eu sei não é uma questão de dinheiro mas de rebeldia, boa onda "Bela Cátia"
Nikon D610 Nikon 50mm.

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Fotografar o por do sol


O por do sol é talvez o "sujeito" mais fotografado pelo mundo inteiro, é como que um fascínio totalmente compreensível do meu ponto de vista. É daquelas coisas que um bom telemóvel faz por vezes melhor do que um mau fotografo com uma boa máquina e pouca experiência. Isto porque o telemóvel altera a realidade, as cores etc e uma DSLR não faz isso, pelo menos com tanto empenho.
Antigamente eu tirava centenas de fotos do por do sol, depois o fascínio perdeu-se para outros assuntos, neste fim de semana e após muito tempo la tentei e adorei esta gaivota a "bicar" o sol, pode não ser a melhor foto de um por do sol, mas tem o seu encanto :)

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Macro Tacos


Hoje ofereci o mini estúdio de fotografia que comprei para fotografar entre outras coisas, comida.
Na realidade nunca me dei bem com ele e pouco proveito tirei do investimento que fiz, agora vai ganhar uma nova vida noutras mãos e espero eu ser bem mais útil do que foi no meu caso.
Não quero dizer que o mini estúdio é mau, eu é que que nunca me adaptei a ele e devido minha falta de paciência talvez nunca tenha gasto o tempo necessário para o fazer render, por isso boa sorte para a nova utilizadora.
Quanto a esta foto, mais uma vez digo que empratar é uma arte e eu sou mau nela, as minhas melhores fotos por vezes são de fast food como neste caso o Taco Bell de Madrid.
Nikon D610 Nikon 50mm.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Flamingo


Este é um momento que demorou 1 ano a concretizar, e demorou porque da primeira vez que aqui vim não tinha a câmera fotográfica comigo, como aliás ja tinha contado a história num post anterior.
Desta vez não escapou e eles foram ficando gravados uns atrás dos outros no cartão de memória, ainda não as contei mas foram as suficientes para me deixar satisfeito. É que vê-los no seu habitat é outra coisa que não um Zoo.
Nikon D610 Sigma 70-300mmAPO.

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Longa Exposição de Benidorm


Apesar de ser um dos tipos de fotografia que gosto especialmente de tentar, nem sempre o faço por preguiça ou falta de paciência. Nestas férias porém fiz várias tentativas esta que aqui partilho é de Benidorm, mais precisamente do edifício Gran Bali um dos hotéis míticos por aquelas bandas.
Confesso que adoro a fotografia e prometo partilhar mais á medida que forem sendo vistas.
Nikon D610 Sigma 70-300mmAPO.

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Sessão fotográfica, a bela Cátia



Uma manhã incrivelmente deliciosa numa praia do norte não é todos os dias que acontece, por isso quando acontece não se pode desperdiçar. Nada foi preparado, nem roupa nem cabelo ou maquiagem, foi na hora que tudo ocorreu, vamos fazer uma coisa muito simples enquanto não há muita gente por perto?
O tema que me ocorreu na hora foi "Molhar os pés", o objectivo foi realçar o vestido e trazer ao de cima o que de melhor tinha a modelo naquele momento, saindo tudo como se costuma dizer "em cima do joelho". O resultado foi bastante bom, tendo em conta que nada foi preparado, creio que todos os objectivos foram atingidos, demos vida ao vestido e a modelo mostrou o seu melhor.
Nikon D610 Sigma 105mm.












Jane doe

Desta vez apenas uma Jane doe na cidade das artes e das ciências em Valencia.