terça-feira, 26 de março de 2019

Surpresa


Ás vezes até aquele sitio ou aquela pessoa ou objecto resolvem fazer uma surpresa e deixar a normalidade com que sempre o vemos e brilhar de uma maneira diferente, e para quem fotografa estar no sitio certo quando isso acontece é uma vantagem importante.
Nikon D610 Nikon 50mm 1.8

quinta-feira, 21 de março de 2019

Macro abelha


A fotografia macro feita na natureza tem grandes pros e grandes contras, mas hoje apenas vou falar de um de cada, e o tema é composição.
Um grande ponto a favor é que não necessitamos de preparar um cenário e controlar todos os aspectos da luz, o que poupa imenso tempo e ás vezes recursos, assim como podemos sair de casa e respirar ar puro. Um grande ponto contra é que ao não podermos controlar o cenário, temos de nos contentar com o que a natureza nos dá, por vezes temos belas composições outras bem longe disso, tudo depende onde estão os insectos ou as flores. A luz do sol é difícil de controlar e todas as compensações podem deixar de fazer sentido se movermos a câmera dois ou três centímetros para o lado. Esta foto é um bom exemplo do que para mim é uma boa composição e nitidez do objecto.
Nikon D610 Sigma 105mm

segunda-feira, 18 de março de 2019

Profundidade de campo em fotografia


Esta imagem é um bom exemplo de uma pequena profundidade de campo, maior parte dos fotógrafos macro de insectos tem como foco principal os olhos, se os olhos não estiverem nítidos então dificilmente a fotografia presta. De uma forma simples a profundidade de campo é quantidade de imagem que temos nítida entre o fotografo e o objecto, e o objecto e o fundo.
Quando se consegue uma fotografia como esta onde apenas os olhos e pouco mais esta nítido quase de certeza temos uma boa fotografia.
Nikon D610 sigma 105mm

terça-feira, 12 de março de 2019

Macro abelhas


Há uns dias li um artigo onde se dizia que metade das espécies de insectos estão extintas ou muito perto disso e uma das que mais preocupa são as abelhas, especialistas em polinizar as flores enquanto andam de flor em flor a recolher o pólen para levar para a colmeia.
É um insecto fantástico e quando o observamos por uma lente macro 1:1 podemos apreciar melhor as suas capacidades, por exemplo como transportam o pólen para a colmeia ou como se comportam entre elas, com diferentes espécies de abelhas ou outros insectos.
Nikon D610 Sigma 105mm

quarta-feira, 6 de março de 2019

Reflexo a preto e branco


Este é um tipo de fotografia bastante apreciado por muitos fotógrafos, eu sempre que tenho oportunidade também tento porque muitas vezes se conseguem resultados bastante surpreendentes como é este o caso. Esta fotografia da Camara Municipal de Braga é a primeira que ponho aqui tirada com a minha nova câmera, uma mirrorless da Fujifilm que apanhei numa promoção fantástica, e a primeira impressão é bastante satisfatória, vamos ver se acompanha em todos os outros tipos de fotografia para além da street photography.
Fujifilm X-a3 fujinon xc 16-50mm

segunda-feira, 4 de março de 2019

Papillion machaon


A primavera nunca mais chega acompanhada de bom tempo, para quem gosta de fotografia de insectos o inverno é uma longa seca. Embora o trocadilho seja demasiado obvio não deixa de ser verdade, apesar disso ontem vi a primeira papillion machaon, ao longe é certo e a experimentar uma nova câmera com lente sem capacidade macro por isso seria inútil, mas já é um grande alento saber que em breve se o S.Pedro ajudar a nova época esta quase a chegar.

Jane doe

Desta vez apenas uma Jane doe na cidade das artes e das ciências em Valencia.