fotografia, sobretudo macro e natureza, todos os direitos das fotos são meus e não é permitido o seu uso sem meu consentimento
sexta-feira, 30 de novembro de 2018
Petiscos
E porque hoje é fim de semana e isso quer dizer entre outras coisas mais tempo para os petiscos, aqui fica uma amostra de um ingrediente que fazia parte de vários petiscos, que é uma delicia e não é muito visto em Portugal, pelo menos pelos meus olhos. Puxa um pouco pelo que está como fundo na fotografia porque pica um bocadinho, mas só o necessário para fazer uma noite de férias ainda melhor. Bom fim de semana e bons petiscos.
Nikon D610 Nikon 50mm
quarta-feira, 28 de novembro de 2018
A Águia
Esta não vai quase depenada como a que é símbolo de mais de metade dos portugueses, esta era imponente e cuidado com quem se chegasse mais perto porque ela parecia controlar a plateia inteira.
Sim era de cativeiro, mais precisamente do Zoomarine, mas não foi por isso que perdeu todo o seu esplendor e beleza. A foto foi relativamente fácil de tirar já que estava num ambiente controlado.
Nikon D610 Sigma 70-300APO
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
Il naviglio di Milano
Trago esta fotografia hoje por ser um belo reflexo, é do tipo de cliché que a fotografia tem mas todos acabamos por fazer basta ter uma boa oportunidade como foi este o caso.
Foi nesta zona que fiquei hospedado enquanto estive em Milão, vi isto de dia e de noite e como me tinham aconselhado era a zona para ficar, de dia a calma é a que se vê, de noite é impressionante o fervilhar de restaurantes e bares de todos os estilos e animação incluindo o restaurante "Mais amor por favor" sushi é a ementa e não percebi.
Voltando á fotografia os clichés existem é por alguma coisa, talvez porque resultam e esta imagem retrata exactamente aquilo que se vê quando se está lá.
Nikon D610 nikon 50mm
quinta-feira, 22 de novembro de 2018
Atmosfera tram ristorante
É um dos meios de transporte mais usados em Milão, o Tram está quase por todo o lado e quase sempre cheio. Não sei bem qual a diferença entre os eléctricos portugueses e estes Trams mais antigos se é que a há, sei que fazem parte da paisagem urbana e quase qualquer fotografia sai com uma coisa destas de fundo, não deixam de ser engraçados e dar um ar diferente e único á cidade. Os mais antigos então são muito bonitos como este por exemplo transformado num restaurante onde não é fácil arranjar mesa a não ser por marcação, também vi o Tram discoteca com uma grande animação.
Nikon D610 Nikon 50mm
quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Galeria Vittorio Emanuele ll
É um dos centros comerciais mais conhecidos e badalados da Europa senão do mundo, as lojas vão desde Prada a Versace de Armani a Louis Vuitton e por ai fora. A beleza não se fica pelas montras das marcas consagradas que possui, todo o espaço é de uma beleza sem par desde as paredes, a magnifica cobertura em vidro ou o chão onde pode se assim quiser cumprir a tradição de dar três voltas apoiado no calcanhar em cima dos genitais da figura de um touro que representa a cidade de Turim que supostamente trás sorte. Sendo um dos mais antigos não deixa de ser um dos mais belos e vale sem duvida uma visita.
Nikon D610 Nikon 50mm
terça-feira, 20 de novembro de 2018
Sfogliatella Napoletana
Cada país tem as suas tradições culinárias, os italianos tem das mais badaladas cozinhas a nível mundial, são um pouco parecidos com Portugal no pequeno almoço, leite e pão ou algo doce são o mais tradicional, esta Sfogliatella Napoletana era presença habitual em várias casas entre uma variada pastelaria sempre com um aspecto fantástico.
Há então que provar, mas antes tirar uma foto ou duas. Claro que o ambiente não é controlado a luz também não, por isso a sorte ás vezes também faz parte e neste caso até acho que ficou bastante bem.
Nikon D610 Nikon 50mm
P.S: Já agora a Sfogliatella Napoletana era uma maravilha.
segunda-feira, 19 de novembro de 2018
LA PIETÁ de Michelangelo
Para aqueles que me seguem nas redes sociais sabem que estive em Milão recentemente, para primeira fotografia partilhada aqui queria uma especial, não pela fotografia mas pelo objecto fotografado, as escolhas eram várias e muitas delas bem obvias, mas a verdade é que vou começar por uma obra cheia de simbolismo sob vários pontos de vista, LA PIETÁ de Michelangelo.
Em Milão desde 1952 no castelo Sforza representa Maria com o filho Jesus nos braços morto depois da crucificação, esta é uma senão a mais conhecida escultura do artista e esta inacabada devido á morte de Michelangelo depois de ter trabalhado nela 10 anos.
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Quase perfeito
Porque a vida de um fotografo amador nem sempre é feita só de boas fotos hoje mostro um falhanço aquilo que podia ter sido uma grande foto mas não foi porque a distancia não o permitiu, ou seja escolhi mal o lugar para fazer a fotografia.
Este fulano saltou de uma pedra de mãos dadas com a sua filha que teria ai uns 5 anos com uma altura de cerca de 10 metros numa zona de varias quedas de água num lugar chamado "Las Fuentes Del Algar" perto de Benidorm.
Tirei várias fotos a varios saltos de várias pessoas, esta chamou-me á atenção porque parece que está em cima da água, foi aquele momento exacto que permitiu esta foto ser o que é.
Nikon D610 Nikon 50mm
terça-feira, 13 de novembro de 2018
Apanha do Sargaço na Póvoa de Varzim
Esta é sem duvida uma das minhas fotos que mais gosto, foi tirada com uma maquina de bolso da Canon, uma Ixus 100 toda em metal e do tamanho de um cartão de crédito.
A primeira coisa que me agrada é o captar um momento, uma tradição pelo menos na Póvoa de Varzim de recolher o "sargaço" do mar para adubar os terrenos onde nascem as cebolas e batatas tão apreciadas nesta zona, com a ajuda de um cavalo neste caso. A segunda coisa que me agrada é que apesar desta foto ter ai uns 12 ou 13 anos ainda me lembro do ar de vaidade da senhora que fazia o trabalho, fez questão de rir, fazer boa cara e pose tudo para ajudar a fotografia.
Não a conheço mas fica aqui a publicação como forma de agradecimento, nunca se sabe se um dia ela tem a possibilidade de ver.
segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Com ou sem photoshop?
Fora pequenos retoques normalmente de quantidade de luz e brancos ou pretos, poucas eram as alterações que normalmente fazia nas minhas fotografias, raramente abria o photoshop para fazer coisas que achava meio estapafúrdias e fora de propósito como esta fotografia por exemplo.
Estava a falar no passado e normalmente isso indica uma mudança, e a verdade é que aconteceu mesmo ainda muito subtil, agora de vez em quando lá faço uma ou mais alterações porque as pessoas gostam e em alguns casos eu acho útil. Nesta foto o fundo é um monte de pessoas que nada trazem ao objecto principal a não ser ruído, então o retirar da cor ao fundo deixando o objecto principal brilhar foi um bom uso do photoshop.
Nikon D610 Sigma 70-300mm
domingo, 11 de novembro de 2018
A cobra laranja
Esta imagem foi feita há um ano atrás na feira dos animais que se realiza há já alguns anos em Braga, curiosamente encontrei-a hoje numa pasta guardada no meu arquivo. Digo curiosamente porque este fim de semana se realizou a exposição anual no Altice Fórum e eu não fui por preguiça culpando o tempo que se fez sentir todo o fim de semana, mas resolvi dar uma nova olhadela pelas fotos que tirei na última e não me lembro de ter usado alguma delas, porque a exposição não é muito amiga dos fotógrafos.
Esta pequena preciosidade saltou-me logo á vista assim como outras e fiquei arrependido de ser preguiçoso mais uma vez.
Como o que não tem solução solucionado está, para o ano há mais.
Nikon D610 Sigma 70-300mm
quinta-feira, 8 de novembro de 2018
Fátima
Esta é a mais recente Igreja no santuário de Fátima, pessoalmente gosto de Fátima, da nova igreja e de quase tudo o resto que conheço e faz o todo do recinto do santuário.
Gosto desta foto porque mostra um lado mais recente do santuário e mostra também um acto muito antigo enraizado na cultura de Fátima, assim como de outros santuários, religiões e tempos, o sacrifício. Esta pessoa passou mal para cumprir o seu sacrifício, esta como tantas outras já sabem que a própria igreja não é apologista deste tipo de prática, mas continuam a faze-lo, talvez porque lhes alivie a alma ou pensem que deste jeito fizeram tudo que lhes era possível para agradecer ou pedir uma determinada coisa. De uma maneira ou outra á que lhes enaltecer a coragem.
Nikon D610 Nikon 50mm
terça-feira, 6 de novembro de 2018
Pássaros de fim de tarde
Não sei nem quero saber o nome técnico ou alcunha destes pássaros, para mim são os pássaros de fim de tarde. Chamo-lhe isto porque começam a aparecer com mais segurança de si mesmos quando as pessoas abandonam as praias, então percorrem com elegância a linha de areia onde as ondas acabam e ai deixam o alimento que eles gostam de bicar.
Nikon D610 Sigma 70-300mm.
quinta-feira, 1 de novembro de 2018
Macro aranha verde
É fantástico poder apreciar a natureza e todos os seus componentes, este talvez não seja o animal mais fofinho á face da terra mas sem duvida tem umas habilidades que muitos de nós invejamos ter.
Basta ver quantos filmes já foram feitos sobre o homem aranha, para perceber o que estou a dizer, esta aranha verde pode ser considerada uma boa fotografia macro porque sendo a aranha tão pequena menos de 1 cm pernas incluídas mostra na perfeição os olhos, e todos sabemos que numa fotografia macro é o principal objectivo a nitidez dos olhos.
Nikon D610 Sigma 105mm
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Jane doe
Desta vez apenas uma Jane doe na cidade das artes e das ciências em Valencia.
-
Este é daqueles insectos que ninguém quer por perto, dos carrapatos como o nome indica ninguém espera nada de bom pelo contrário. No meu...
-
Esta imagem foi feita há um ano atrás na feira dos animais que se realiza há já alguns anos em Braga, curiosamente encontrei-a hoje numa ...
-
Esta é a mais recente Igreja no santuário de Fátima, pessoalmente gosto de Fátima, da nova igreja e de quase tudo o resto que conheço e f...