quarta-feira, 30 de maio de 2018

Macro pedido


Com um fim-de-semana á porta para muitos portugueses de quatro dias, o que não é o meu caso (Buuuuuuuuaaaaaa)  pensem nos trabalhadores que como eu não deixam este país parar. Já agora preservem estas belas criaturas que trabalham para que o micro-mundo funcione na perfeição, elas são simples basta deixa-las em paz, será assim tão difícil compreender?

terça-feira, 29 de maio de 2018

Macro abelha


Coisa mais linda a fazer o seu trabalho em prol de uma comunidade, será que vai chegar e depositar a sua colheita nos favos da colmeia e assim contribuir para um inverno que parece nunca mais passar, ou irá encontrar alguém que faça dela o seu almoço, todos estes sentimentos quando entramos no mundo deles começam a fazer-me pensar, ás vezes mais vale não saber.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Macro almoço


Estas pequenas criaturas são fantásticas tem um ar tão dócil e delicado que podia fazer inveja a muitos humanos ou antes seres que se consideram humanos, e ai reside o cerne desta questão tão dócil e delicada quanto rápida, ágil e mortífera, canibal já fica para segundo plano, porque há muitos humanos bem piores, por isso digo o "micro mundo" só não tem tantas falsidades como o nosso, lá ou  comes ou és comido e no sentido literal as palavras.

domingo, 27 de maio de 2018

Macro shroom


Este foi o meu primeiro macro stack.
É incrível como pode ser lindo por dentro, aliás, tal como as pessoas - um cogumelo pode ser bonito por dentro e bem tóxico, porém, desagradável à vista e à barriga por fora. Trocadilhos à parte, esta foto é composta por 6 fotos sobrepostas umas em cima das outras aproveitando o seu melhor. Teria ficado melhor com 12, mas foi só uma experiência. Fica a dica para se alguém estiver interessado em STACK e indirectas sem destino MESMO.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Macro amarelo


Esta é daquelas fotografias que fazemos centenas quase todas parecidas mas por qualquer razão, aquela captou a nossa atenção, o modo como só algumas pétalas estão focadas e o resto da flor um mar de amarelo está muito bom a mosca que se passeia por cima é apenas um "add" que se calhar nem falta fazia.

terça-feira, 22 de maio de 2018

Macro verde


E por esta ser uma semana onde o verde tem dominado todas as noticias, não por esta mas por outras razões, resolvi dar o meu contributo com uma fotografia verde.
Este pequena lagarta come e come e come tudo o que pode porque sabe que precisa dessa comida para a fase seguinte e que só assim se poderá transformar uma bela borboleta após a metamorfose.
Nikon D610 Sigma 105mm

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Macro orgulhoso


Há fotos que saem quase perfeitas, não é fácil, por vezes centenas de tentativas, por vezes anos a tentar. Nem vale a pena estar aqui a dizer o quanto custou, porque o orgulho que tenho nesta foto é tanto que não vale a pena desvalorizarem que para mim é igual, desculpem :)

sábado, 19 de maio de 2018

Macro sucesso


Esta foi a primeira fotografia macro que fiz e teve sucesso, na altura na rede social Instagram.
Uma joaninha escondida num ramo de miosótis, tive um monte de menções, foto do dia etc.
Mas o mais importante foi que as pessoas começaram a olhar para o que eu fazia, trouxe seguidores e futuros amigos com quem discuti coisas da fotografia e da vida.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Macro quiosque




Esta é das fotos que gosto bastante (Povoa do Varzim), o lugar, as cores a luz tudo parece bater certo e esta é a primeira parte do pensamento.
O segundo foi uma frase que me foi dita há uns 6 meses atrás. Fui a um quiosque comprar um não me lembra o quê, e reparei que o quiosque estava desviado uns 20 metros do seu sitio original.
Questionei o homem que lá estava dentro, mudaram o quiosque de sitio? ao que ele retorquiu "tudo muda na vida até os quiosques" e acho que esta verdade filosófica me vai perseguir por muito mais tempo, é que já la vão 6 meses

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Macro "cenas"


Esta é daquelas que dá sempre prazer tirar, já tinha algumas das moscas das flores nestas "cenas" mas não a voar, e como quem me conhece ou lê este blog, sabe da minha paixão enorme por fotos de insectos a voar, este um caso de dupla felicidade.
Esta fotografia já é do ano passado, vamos ver o que este anos me reserva.

domingo, 13 de maio de 2018

Macro Laranja


Quando só tinha a minha lente Sigma 70-300 APO as flores eram o que melhor me saía, esta lente tem uma funcionalidade macro entre os 200mm e os 300mm apertando apenas um botão.
O botão é chato e nem sempre funciona bem e com rapidez, o que não vem aqui para o caso neste momento, o que queria referir era que nessa função a lente tirava macros 1:2 o que apenas funcionava bem com objectos grandes como flores e esta foto hoje fez-me lembrar que tenho de abrir o baú das fotos mais antigas para relembrar, quando não podia fotografar insectos decentemente e eram as fotos de flores que me salvavam o dia.
Nikon D610 Sigma105mm

sábado, 12 de maio de 2018

Macro vontade


Esta é uma daquelas fotos que nunca esquecerei, um dia mau, ameaça de chuva e a luz bem fraquinha, mas ás vezes a vontade move montanhas e após umas quantas (talvez 50) consegui 3 fotos decentes, esta é uma delas e que muito me orgulha, tem um background muito limpo sem outros subjects a interferir com a pétala onde ela se encontra, quase com se estivesse camuflada apenas mostra o seu dorso verde, um verde claro para não distrair e afugentar potenciais presas.
NIKON D5300 sigma 105mm

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Macro Vespa Asiatica


Anda há uns poucos anos nas bocas alarmadas dos portugueses pela sua perigosidade.
Na verdade quando podem arrasam colmeias inteiras. Com os seus batedores especialistas em encontrar colmeias e o resto do exército a matar tudo indiscriminadamente para alimentar a sua própria colmeia e descendentes. A maneira como as abelhas de mel se defendem é também espantosa mas fica para outra altura falar nela.
É um animal com uns dois cm que mete respeito, há 3 anos que nos cruzamos e nunca tive problemas elas contornam-me a mim e á minha lente como qualquer obstáculo e lá vamos sobrevivendo os dois mas sempre em alerta....não vá o diabo tece-las.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Macro Krueger


No dia 13 de dezembro de 2016 postei esta foto pouco tempo após a Comic Con daquele ano, é um daqueles retratos que eu adoro e recebi um comentário de uma seguidora a dizer que adorava as minhas fotos macro e de manha quando acordou e em vez de ver mais um belo macro tinha visto a foto da criatura que tanto sono lhe tinha tirado durante a infância e por isso tinha ficado perturbada.
Esta reacção fez-me feliz não por incomodar a pobre moça que nunca tinha feito um único comentário nas minhas fotos do Instagram, mas porque a foto teve o poder de mexer com ela, logo lhe disse que não era o freddy krueger original mas apenas um sósia encontrado na comic con, mas não adiantou nunca mais a vi.
Nikon D610 Sigma 70-300 APO

terça-feira, 8 de maio de 2018

Macro coragem


Estes seres minúsculos que compõe uma grande e importante parte do nosso planeta, e ao qual nós não ligamos nada, de vez em quando presenteia-nos com situações caricatas como esta.
Esta pequena aranha talvez com menos de 1 cm de "braços" abertos estava escondida dentro de uma flor.
Quando aproximo a câmera bem pertinho, ela não se intimida. Não é a sua refeição, mas também não dou isto de barato deve ter pensado ela.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Macro Framboesa



Toda esta foto foi preparada para o vermelho fazer um contraste razoável com o branco, a framboesa que está em primeiro plano é a rainha da foto as outras  duas estão colocadas para haja mais elementos em cena e a framboesa do primeiro plano seja a rainha, pode não parecer mas estão ai umas 2 horas de trabalho, na minha opinião valeu a pena.

domingo, 6 de maio de 2018

Macro joaninha parte 3


E lá se foi a época das joaninhas aqui no meu spot preferido, ontem já não vi nenhuma e isso é normalmente sinal de um até para o ano, ainda bem que tirei um bom numero de fotos bastante aceitáveis deste lindo predador, sim porque ele não é o santo que aparenta.
Mas se uns vão outros vem, o micro mundo funciona a uma velocidade incrível, só é necessário tempo e boas condições climatéricas para o capturar.
Nikon D610 Sigma 105 mm

sábado, 5 de maio de 2018

Macro do dia


Há dias que sem esperar nada de especial, tiramos aquela foto. Aquela foto que sonhamos tirar quando vamos de câmera na mão bem cedo a pensar em tirar boas fotos, que o vento seja fraco ou o lugar não esteja já muito ocupado. E quase logo a seguir a chegar a melhor foto sai, vê-se e revê-se e sim está bastante boa. Agora há que decidir: bora para casa ou vamos continuar? Como qualquer viciado saímos de lá duas horas depois e mais uma mão cheia de fotos bem aceitáveis.
Nikon D610 Sigma 105mm.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Macro flor


Muitas pessoas fotografam as flores com lentes normais, as famosas 50mm da nikon por exemplo.
Usar uma lente macro para fotografar uma ou mais flores é no entanto uma mais valia no que toca ao desfoque do fundo para além de todo os detalhes mais expostos bem definidos.
Para mim este é um belo exemplo onde tudo bate certo definição e desfoque.
Nikon D5300 Sigma 105mm

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Macro hoverfly


As "moscas das flores" de todas as moscas são aquelas que mais gosto de fotografar, parecem menos ...sei lá...nojentas do que as outras.
Dão sempre boas fotos em macro devido ás suas cores e formato da cabeça e também porque se consegue um bom plano com elas em voo, como mais para a frente irei mostrar. Esta foi "apanhada" este ano num dos poucos dias em que esteve tempo bom para a fotografia.
Nikon D610 Sigma 105mm

terça-feira, 1 de maio de 2018

Camera do Samsung S6


Estar preparado para um bom momento é hoje possível com as câmeras dos telemóveis. Esta cena passou-se em Madrid e foi fotografada por mim com um telemóvel Samsung Galaxy S6.
Porque se arriscariam tanto num fim de tarde um casal e um fotógrafo deitado no chão em plena Gran Vía?
 Para a fotografia perfeita ou para eternizar talvez um local que tenha um significado especial para os noivos. A verdade é que o fotógrafo tenta apanhar os noivos tendo como fundo um edifício onde existe, no topo, uma publicidade néon gigante da Schweppes que é lendária na praça do Callao, gostava de ver o resultado final, mas não me arriscava a tanto (acho eu). É que o fotógrafo apanhou uns fininhos.....

Jane doe

Desta vez apenas uma Jane doe na cidade das artes e das ciências em Valencia.